Chapolin

“Chapolin” é mais uma obra de Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito. Enquanto os grandes super-heróis americanos enfrentam problemas de uma sociedade capitalista com força, poder, e, muitas vezes, aumentando seu próprio tamanho, o primeiro nome de Chapolin Colorado foi baseado em uma espécie de gafanhoto, utilizado como iguaria no México. Ele enfrenta seus problemas mais com o coração do que com a força, ainda que para isso tenha que diminuir seu tamanho, e não aumentá-lo. Esta é uma crítica aos super-heróis americanos, mais visível ainda nos episódios em que aparece o personagem Super Sam.
O "verdadeiro" chapulín
O “verdadeiro” chapulín
Ninguém contava com sua astúcia. Chapolin usa um uniforme vermelho, seu escudo é um coração. Ele tem como aliado sua “marreta biônica” para enfrentar bandidos. Para citar alguns: Tripa Seca, Quase Nada, Almôndega, Nenê… Mas não é só para isso que as pessoas o clamam com o chamado “Oh, e agora, quem poderá me defender?”. Chapolin também ajuda as pessoas em problemas comuns do dia-a-dia.
Ele aparece para o que der e vier: para encontrar um cão raivoso, para tentar descobrir porque os presidiários estão fugindo de suas celas, para ajudar no caso do roubo da múmia de um museu, para enfrentar bandidos do Velho Oeste, para ajudar pessoas de casas que sofreram quedas ou vazamentos de gás, para ajudar a transportar sacos, para ajudar um carro atolado na terra atravessar a fronteira, para descobrir microfones ocultos… até para ajudar uma moça a desenhar uma caricatura. Ele também aparece em alguns episódios “históricos”, como "A história de Juleu e Romieta" e "Cleópatra", duas das muitas paródias de Chespirito.
Outra “arma” de Chapolin é a “corneta paralisadora”, que faz com que quem esteja à sua frente seja paralisado após o toque, e volte após novo toque, provocando o riso do telespectador, já que Chapolin se aproveita do momento em que a pessoa está paralisada para se livrar de situações adversas com muito bom humor. Ele também utiliza suas anteninhas de vinil, que detectam a presença do inimigo.
Chapolin pode não ser pescador, mas também é contador de histórias. Pra passar lições a pessoas que pedem sua ajuda, ou a pessoas próximas a elas, ele conta à sua maneira clássicos como a história de Fausto, em "De acordo com o diabo" e a história de Pedrinho e Lobo, na saga do menino que jogou fora seus brinquedos, onde conta a velha história da pessoa que mentia muito, até que um dia falou a verdade e ninguém acreditou.
chapolin2
A questão histórica também pode ser encontrada em sagas como a excelente "O alfaiatezinho valente", onde Chapolin conta uma história da época da transição do Feudalismo ao Capitalismo, passada em um feudo, onde uma princesa é privada de seu contato social, até que um dia decide ignorar a proibição, sai do reino e até se apaixona por um homem do povo. Os mais atentos podem até utilizar tais episódios para aprenderem alguma coisa de História e Sociologia.
Um outro aspecto que faz a série Chapolin ter muitos fãs mundo afora é o fato de que não se trata de algo fixo. O protagonista é o mesmo. Contudo, as situações, os cenários, mudam a cada episódio ou saga.
Saulo Mileti, do blog Brainstorm9, fez uma boa análise sobre Chapolin, também conhecido na dublagem brasileira MAGA como Vermelhinho e Polegar Vermelho: “Mais do que boas idéias, Chespirito nos ensinou que é por ser fracote, tapado, burro, feio, covarde e desajeitado – defeitos que todos temos – que o Chapolin é um verdadeiro herói. Pois consegue superar seu medo e fazer o que é preciso. E aqueles que não tem medo de nada (segundo o arquétipo de Campbell), não passam de imprudentes.”
O ator Rubén Aguirre, num vídeo gravado para o Fórum Chaves, afirmou que “Chapolin Colorado é o exemplo de um homem de verdade. Por exemplo, o Superman não tem piadas, não lhe entram as balas, voa, não tem medo. O Chapolin é um homem como você, como eu, que tem medo, que tem temores, mas, apesar de tê-los, os vence para ajudar as pessoas. É o que todos nós deveríamos fazer: vencer nossos temores para ser melhor para com nossos companheiros, com as pessoas que nos rodeiam”. O próprio Chespirito disse que “a grande virtude não está em não ter medo, mas, sim, em vencer o medo”.
Herói, sem deixar de ser humano. Sempre tentando ajudar, ainda que no princípio acabe atrapalhando. Este é ooooo… Chapolin Colorado.
Texto: Victor235
Créditos: Fórum Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário