Programa Chespirito

Chespirito é um programa mexicano constituído de quadros cômicos idealizados por Roberto Gómez Bolaños. Foi exibido em dois períodos, sendo o primeiro de 1970 a 1973 e o segundo de 1980 a 1995. Em 1970, Os Supergênios da Mesa Quadrada (Los Supergenios de la Mesa Cuadrada) adquire seu programa próprio. Tempos depois, o programa passaria a se chamarChespirito y la Mesa Cuadrada. Em seguida, apenas Chespirito. Após a fusão da Televisión Independiente de México com o Telesistema Mexicano, o programa é encerrado em 1973, resultando no fim de seu primeiro período. No ano de 1980, inicia-se o período de maior longevidade e sucesso do programa, após o fim dos programas Chapolin (El Chapulín Colorado), Chaves (El Chavo del Ocho) e La Chicharra. As séries passaram a constituir o programa Chespirito, ao lado de outros quadros como Doutor Chapatín (Doctor Chapatín), Chaveco (Los Caquitos), Pancada (Los Chifladitos), Chaplin, O Gordo e o Magro (El Gordo y el Flaco) e Chespirito (personagem que dá nome ao programa). As exibições na Televisa eram semanais. Os principais atores das séries CH foram mantidos, com exceção de Carlos Villagrán e Ramón Valdés, que deixaram o elenco nos anos anteriores. Câmeras da Ikegami seriam utilizadas ao longo da década. Em meados da mesma temporada, Benny Ibarra é convidado a participar de vários esquetes.
programa-chespirito1
Em 1981, Ramón Valdés retorna ao elenco e atua em vários quadros, mas acaba deixando o programa no fim do mesmo ano. No ano de 1982, o personagem Jaiminho (interpretado por Raúl “Chato” Padilla), do quadro Chaves, passa a morar na vila e apresenta características semelhantes às de Seu Madruga, tornando-se seu substituto. Ainda no mesmo ano, o quadro La Chicharra é encerrado. As risadas de fundo são eliminadas do programa. Benny Ibarra volta a atuar, com participação nos quadros Chapolin e Chaves. Em 1984, Roberto Gómez Fernández, filho de Chespirito, passa a integrar o elenco. No ano de 1985, ocorre a saída de Carmen Ochoa da produção.
A partir de 1987, o quadro Chaveco (Los Caquitos) passa a ter maior destaque no programa, após significativas mudanças. Consequentemente, os quadros Chaves e Chapolin começavam a perder sua importância.
programa-chespirito2
No ano de 1991, Florinda Meza atua na novela Milagro y Magia, impossibilitando sua participação no programa. Em 1992, após o natural desgaste e envelhecimento de alguns integrantes do elenco, os quadros Chaves e Chapolin são encerrados. Na temporada seguinte, a música tema do programa é reformulada. Personagens de Chaveco passam a trabalhar em novo hotel.
Em 1994, ocorre uma ampliação do programa, que é mesclado com o programa "Con Humor al estilo de Chespirito". Novos quadros são introduzidos, como Dom Caveira (Don Calavera) e Cidadão Goméz (Ciudadano Gómez). No ano de 1995, após a Televisa optar por mudanças no horário do programa, Roberto Gómez Bolaños decide encerrar definitivamente a atração. Clique aqui e assista ao último episódio do Programa Chespirito.
Texto: Arkantos, com informações de Mundo Chespirito
Créditos: Fórum Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário